O NOVO MARKETPLACE DE INFLUENCERS DA META
Em 2022, o Instagram iniciou testes do seu marketplace para criadores nos Estados Unidos, proporcionando um ambiente para que marcas e criadores possam conectar-se e colaborar. Agora, nos próximos meses, a plataforma da Meta pretende expandir essa funcionalidade para oito novos países, incluindo o Brasil, Canadá, Austrália, Nova Zelândia, Reino Unido, Japão e Índia.
Além disso, o marketplace também será aberto para marcas chinesas interessadas em exportação, permitindo que se conectem com criadores em outros países além da China.
Com essa atualização do marketplace, as marcas terão acesso a novas recomendações de criadores para campanhas em parceria nos próximos meses. Essas sugestões serão impulsionadas pelo aprendizado de máquina e estarão disponíveis através do Meta Business Suite.
Segundo a plataforma, os anúncios em parceria continuam sendo uma das ferramentas mais populares no marketplace, oferecendo aos anunciantes a oportunidade de ampliar seu alcance colaborando com criadores e outros parceiros.
Nova forma de parceria entre Criadores e Marcas
Mas como funciona o Marketplace?
As marcas poderão acessar o marketplace de criadores através do Meta Business Suite, enquanto os criadores terão um painel profissional integrado ao aplicativo do Instagram. Dentro desse ambiente, os criadores poderão indicar suas marcas preferidas e interesses relevantes, construindo um portfólio que destaque suas características únicas.
No novo ambiente, as marcas poderão pesquisar criadores, filtrando-os por características e público-alvo. Elas também poderão explorar uma lista de criadores por tema e interesse, além de revisar o portfólio de cada um deles.
Os anunciantes terão a opção de contatar os criadores diretamente ou enviar propostas para vários criadores de uma só vez, descrevendo o conteúdo e as oportunidades de parceria. As mensagens das marcas serão organizadas em uma pasta dedicada, chamada de “Mensagens de Parceria”, localizada na parte superior da caixa de entrada de Mensagens Diretas dos criadores.
Uma vez que marcas e criadores concordem com os termos da parceria, poderão prosseguir com a criação do conteúdo. As marcas poderão impulsionar esse conteúdo orgânico como anúncios em parceria, incluindo o uso da tag de parceria paga em conteúdo de marca ou criando novos anúncios em parceria diretamente no Gerenciador de Anúncios.